Esta actividade teve como objectivo proporcionar uma análise, reflexão e discussão sobre as modalidades/estratégias, instrumentos e actividades que têm vindo a emergir na literatura sobre avaliação das aprendizagens em contextos de educação/formação online.
Com esta actividade pretendeu-se desenvolver a seguinte competência: definir e fundamentar diferentes modalidades, instrumentos e actividades de avaliação de aprendizagens em contexto online.
Esta quarta actividade foi desenvolvida em 3 pontos:
1. Constituição livre dos grupos
2. Selecção do texto a trabalhar
3. Apresentação de um Power Point sobre a abordagem do tema com base nos textos em estudo
Integrei o grupo Almada Negreiros constituído por: Ana Marmeleira, António Pedro, Joaquim Pinto e Margarida Marmeleira.
Quero, uma vez mais, agradecer a amabilidade da Professora que nos deixou trabalhar em grupo de cinco elementos, quando a actividade seria para ser desenvolvida em pequeno grupo.
A Professora disponibilizou os seguintes recursos:
- "White Paper: Researching Electronic Portfolios and Learner Engagement" - Barrett, H. (2000);
- "Quality in online delivery: What does it Mean for assessment in E-learning Environments?" - Catherine, M. & Luca, J. (2001);
- "Asynchronous Discussions and assessment in Online Learning" - Vonderwell, S.; Liang, X. & Alderman, K.(2007);
- "E-Portfolios: an assessment tool for online courses" - Mason, R.; Pegler, C. & Weller M. (2004);
- "Electronic portfolios: balancing learning and assessment" - Gail, R. (2009).
O grupo optou por trabalhar o texto "E-Portfolios: an assessment tool for online courses", no entanto a professora atribuíu mais um texto ao grupo (devido ao número de elementos que o compunham).
Como habitualmente o grupo optou por desenvolver o seu trabalho no Wiki já utilizado para esta UC. Tal como em outras actividades utilizámos ainda o googledocs, Mensenger, Titanpad e o email.
Mais uma vez trabalhámos juntos e mais uma vez foi uma experiência muito enriquecedora, colaborativa e feliz.
Depois de muitas horas de trabalho conjunto o produto final do nosso trabalho foi disponibilizado aqui.
Como concluímos na actividade anterior, os eportefólios podem ser utilizados na avaliação não só do produto final da aprendizagem mas também do percurso dessa aprendizagem.
O facto das ferramentas que nos permitem a construção dos eportefólios utilizarem como suporte a Internet, fazem com que o nosso percurso seja visível e em função disso a sua avaliação seja mais transparente.
Ao partilharmos o nosso percurso de aprendizagem estamos a permitir que outros estejam a beneficiar da nossa aprendizagem.
Para além desta partilha existem outros factores que considero importantes nos eportefólios e que são a oportunidade de reflexão (autoavaliação) sobre o percurso efectuado e a possibilidade de melhoramento da aprendizagem e o registo das actividades realizadas que irão constituir um repositório,
Ao utilizar esta ferramenta, somos "obrigados" a reflectir e a analisar o nosso percurso de aprendizagem. Assim, de forma mais consciente, podemos fazer uma auto-avaliação mais concreta e objectiva. Ao realizar a auto-avaliação iremos detectar os pontos mais positivos e os menos positivos. O facto desta ferramenta permitir uma constante actualização é importante porque, desta forma, depois de reflectirmos e analisarmos o nosso percurso, podemos rever/melhorar/desenvolver os aspectos menos positivos.
Esta reflexão/análise pode ser realizada pelo próprio, pelos colegas ou pelo professor. O feedback dado pelo professor é um aspecto muito importante na evolução da aprendizagem e na qualidade do produto final.
Sem comentários:
Enviar um comentário