sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tema 3 - Actividade 3

Esta actividade tinha como objectivo proporcionar uma análise, reflexão e discussão sobre as perspectivas, princípios e modalidades/estratégias que têm vindo a emergir na literatura que aborda as questões específicas da avaliação das aprendizagens no contexto da educação online.

Esta terceira actividade foi desenvolvida em 5 pontos:
  1. Constituição dos pares;
  2. Leitura e análise dos textos;
  3. Elaboração de um documento de síntese com as grandes linhas de força do tema em estudo e uma breve reflexão final sobre o mesmo;
  4. Apresentação do trabalho desenvolvido ao grupo turma;

  5. Debate sobre os trabalhos apresentados.


O par para o trabalho foi constituído por mim e pelo Joaquim Lopes.


Os textos a analisar foram:

Para desenvolver o trabalho comunicámos, essencialmente, por mail.

Este trabalho de pares foi uma actividade enriquecedora.

O produto final do nosso trabalho pode ser consultado aqui.

À semelhança das actividades anteriores vou procurar fazer aqui um balanço do discutido no fórum.


Efectivamente avaliar é uma tarefa complicada.
Uma maneira de facilitar a avaliação é definir de início quais os critérios que serão utilizados. Estes critérios deverão estar bem claros e explícitos e o aluno deve ter conhecimento atempado deles.
Os alunos devem ter, desde o início, conhecimento do que lhes é solicitado e da forma como irá decorrer a sua avaliação.
Na discussão que decorreu no fórum uma das questões em debate foi a da qualidade da participação num fórum de discussão vs a quantidade de participação.
Neste caso, sou da opinião que o professor pode definir um número de participações de acordo com os objectivos da actividade. Assim, os que tiverem menos participações serão penalizados (tal como os que tiverem participações de conteúdo fraco), mais participações do que as requeridas não deverão ser sobreavaliadas. Desta maneira pode-se avaliar não só os que cumprem a tarefa como permite avaliar os que se preocupam com o produto final e respeitam a participação dos outros.
O feedback que se obtém por parte do professor é importante porque pode estimular o desenvolvimento do trabalho e orientar o aluno de modo a que este consiga ir mais ao encontro dos objectivos definidos, melhorando assim a sua aprendizagem.
O eportefólio pode ser interessante porque é uma forma do aluno fazer uma reflexão sobre a sua aprendizagem, mas não deve ser só isto.
Concordo com a apreciação que alguns colegas fizeram quando afirmaram que o uso do eportefólio não pode ser limitado apenas a um aspecto pedagógico mas, atendendo ao fim a que se destina, deve ser bem estruturado e ponderado.
O eportefólio deve ser encarado não como um produto final mas numa perspectiva de continuidade e de construção do conhecimento, como o reflexo de todas as aprendizagens realizadas e o repositório de conhecimentos e conteúdos.
Assim, no que respeita à avaliação do eportefólio (mas não só) esta será mais adequada se for baseada não só no produto final mas também no processo que leva ao produto. No entanto, para mim, a qualidade do produto final está directamente relacionada com o processo que levou à sua realização. O processo condiciona a qualidade do produto final.
Relativamente à avaliação de cada um (processo e produto) penso que será mais fácil avaliar o produto final que o processo.




Perspectivas sobre avaliação: a avaliação das aprendizagens online

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